search

SIMESPI oferece pesquisa salarial atualizada

26 de outubro de 2006


A pesquisa salarial é um dos serviços que o SIMESPI oferece às suas empresas desde 1994. Única com dados reais de Piracicaba. É atualizada anualmente e está à disposição de todas as empresas associadas.

As instruções e formulários já foram encaminhados às empresas, com prazo de devolução para o dia 20/11/2006. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo Sr. Dirceu Ferreira Giuliano, responsável pela pesquisa, através do e-mail: salarios@simespi.com.br, pelo fone (19) 3417-8600 ou pessoalmente.

Para sabermos quais as novidades deste ano, convidamos o Sr. Dirceu para uma entrevista esclarecedora a respeito:

1 ) Sr. Dirceu, primeiro gostaríamos que explicasse o que é a pesquisa salarial?

A pesquisa salarial resume-se em coletar as informações sobre os salários pagos pelas empresas para seus funcionários nos diversos cargos.

Os salários coletados são analisados e tabulados. Tabular salário significa apurar indicadores, como por exemplo, as médias, quartis, desvios, freqüências, etc., que servirão de base para formulação da política salarial na empresa.

Pesquisa salarial não significa obter informações do mercado para concessão de aumentos salariais – essa é uma visão distorcida.

2 ) Tradicionalmente o SIMESPI tem realizado a pesquisa salarial com as empresas de Piracicaba. O que há de novo desta vez?

Este ano a novidade é que os relatórios de tabulação serão apresentados por segmentos de atividades e por porte de empresas, de forma que os empresários tenham informações sobre o comportamento salarial do mercado no segmento em que atua. Por exemplo: o empresário do ramo ELETROELETRÔNICO terá informações do ramo no qual atua e de acordo com o porte da sua empresa: pequena, média ou grande. Isso significa que o empresário irá comparar sua estrutura salarial com o mercado composto de empresas do seu ramo de atividade e compatível com o tamanho da sua empresa. Estão também previstos no projeto:

a) Classificação dos cargos em grupos salariais, de acordo com os ramos de atividades e portes das empresas, possibilitando desta forma a criação do padrão SIMESPI de estrutura de cargos;

b) Desenvolvimento de tabelas salariais específicas por portes e ramos de atividades, criando dessa forma parâmetros que irão facilitar as consultas futuras ao SIMESPI;

c) Desenvolvimento de demonstrativos comparativos e tendências dos mercados;

Outra novidade é que está sendo desenvolvida a pesquisa de benefícios, para conhecimento das práticas de mercado sobre este assunto.

3) Quem pode participar da pesquisa?

Todas as empresas associadas podem participar da pesquisa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. Quanto mais empresas participarem, melhores serão os resultados da pesquisa. Empresas não associadas e de interesse para o trabalho serão convidadas a participar de forma a contribuir com os resultados esperados.

A adesão não terá nenhum custo e pode ser feita pelo email salarios@simespi.com.br ou fone: 19 3417-8600

O sucesso deste projeto está diretamente relacionado com a participação das empresas associadas. Quanto mais empresas, melhor o resultado.

DIRCEU FERREIRA GIULIANO é Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos, com mais de 20 anos de experiência em Administração de Salários.

Também foi Coordenador do DEASA – Grupo de Profissionais de Salários da Região de Campinas e relator da Comissão de Pesquisa Salarial em várias gestões.

Ministra cursos de Estatística Aplicada à Administração de Salários para vários profissionais de empresas de Piracicaba e região.

Fone (19) 3421-4454, e-mail: dirceugiuliano@terra.com.br