Área Restrita Carreiras

O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) completa, nesta sexta-feira (3), 18 anos de fundação com proposta original de atuar em defesa do setor metal-mecânico. Um bom exemplo é a participação como entidade promotora do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), que coincidentemente está acontecendo nesta semana, no Engenho Central, com 170 expositores e palestras com alto nível tecnológico.

“São 18 anos de muita luta e conquistas. Nosso começo foi difícil, em meio à crise econômica da Era Collor, mas com muita garra vencemos as barreiras e nos mantivemos fortes, com associadas que acreditam em nosso trabalho e empresas que nos procuram com freqüência”, diz Tarcisio Angelo Mascarim, presidente da entidade.

O Simespi nasceu em 3 de julho de 1991, com nove empresas associadas, administrado por uma diretoria provisória presidida por Luciano dos Santos Tavares de Almeida, atual secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O objetivo era buscar o crescimento sustentável para as indústrias e um futuro promissor para Piracicaba e região.

A primeira diretoria foi definida em 29 de agosto de 1991 e as principais realizações destes verdadeiros pioneiros foram as criações da Assessoria Jurídica e do Grupo de Relações Trabalhistas, a promoção da primeira Semana de Qualidade e a constituição da primeira pesquisa salarial da região.

Em 1995, a instituição assinou a primeira Convenção Coletiva de Trabalho, negociada e assinada anualmente com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Em 2002, a inauguração da sede própria tornou-se um marco dos novos tempos. “Em 2008, mais um sonho se tornou realidade. Inauguramos o posto de atendimento da Cooperativa de Crédito do Simespi, que, com reconhecimento do Banco Central, realiza operações similares às de um banco convencional e se destaca por ter tarifas e taxas menores, atendimento personalizado e rateio anual”, conta Mascarim.

Legítimo representante do setor metal-mecânico, o Simespi está sempre presente no dia-a-dia de suas associadas, que já somam mais de 200 e tendem a aumentar ainda mais. São cursos, palestras, atendimento jurídico, grupo de Recursos Humanos, convênio com diversas empresas, negociação coletiva, pesquisa salarial, auxílio na implantação da Norma NBR ISO 9001:2000, Cooperativa de Crédito e muito mais.

“O nosso objetivo é atender as necessidades da empresas associadas, auxiliar no que for preciso, fazendo com que elas se atualizem e caminhem juntas para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e região”, fala o presidente da instituição.

Assim, o Simespi está em plena atividade e à disposição de todas as empresas associadas ou não, com excelente estrutura para atender plenamente as necessidades das empresas deste tão importante setor, um dos responsáveis pela economia do município de Piracicaba e região.

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário