Área Restrita Carreiras

O Simespi comemora, no dia 3 de julho, 21 anos de fundação. Com mais de 230 empresas associadas, a entidade destaca-se como legítimo representante patronal deste importante setor, responsável pela economia de Piracicaba e região.

“A história do Simespi começou a ser escrita no início dos anos 1990, quando o Brasil enfrentava uma forte crise econômica e as incertezas dominavam o futuro do setor industrial”, conta o presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim. “Nesta época, um grupo de jovens empreendedores piracicabanos se uniu em busca de um ideal: lutar pelo fortalecimento das empresas locais, buscando um desenvolvimento sólido e sustentável”, completa.

A ideia ganhou força e, em 3 de julho de 1991, o Simespi nasceu oficialmente, com propostas modernas e objetivas de apoio ao empresariado. As primeiras ações foram imediatas. “A entidade se estruturou e passou a oferecer uma ampla atividade de assessoria para suas associadas, garantindo informações para o constante crescimento das empresas, de acordo com a realidade da região”, lembra.

Rapidamente, o Simespi se consolidou como a principal entidade de apoio e serviços às empresas do setor metal-mecânico, reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Após ter elaborado a primeira pesquisa salarial da região, outro importante passo foi dado, em 1995, com a realização da primeira convenção coletiva de trabalho negociada diretamente com o Sindicato dos Trabalhadores.

Em 2002, o Simespi inaugurou sua sede própria, moderna e projetada para atender as necessidades e o aumento das atividades oferecidas.

Atualmente, proporciona às associadas uma estrutura completa de serviços, como os departamentos jurídicos Cível, Empresarial, Trabalhista, Tributário, Penal e Previdenciário, Negociações Coletivas de Trabalho, Grupo de Recursos Humanos, Conselho da Mulher Executiva, Cooperativa de Crédito, Pesquisa Salarial, Programa de Qualidade e de Responsabilidade Socioambiental, Intercâmbio de Negócios, Projeto Rumo à ISO, além de cursos e palestras gratuitos, convênios com diversas empresas e muito mais.

Certificado pela ISO 9001:2008 – Para coroar os 21 anos de fundação, o Simespi recebeu, no último dia 16 de março, em evento solene realizado em sua sede, a certificação ABNT NBR ISO 9001:2008. Na ocasião, também homenageou todas as empresas associadas certificadas com apoio do projeto Simespi Rumo à ISO.

Para Tarcisio Angelo Mascarim, a conquista foi gratificante. “Foi uma tarefa trabalhosa, que se tornou possível graças ao empenho de toda a equipe”, conta. “Mais uma conquista do Simespi nestes 21 anos de atividades”.

Segundo o presidente, entre os serviços oferecidos pelo Simespi às suas associadas, o projeto Rumo à ISO é um dos mais importantes. “Auxiliamos com a consultoria para o desenvolvimento de Sistemas de Gestão, que resulta na certificação da norma NBR ISO 9001:2008”, comenta. “O certificado indica que a empresa tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e atende aos requisitos internacionais buscando a melhoria contínua de seus processos, tendo como foco principal a satisfação do cliente e do consumidor”, explica.

Novos projetos – Sempre pronto para apoiar o crescimento e desenvolvimento das empresas do setor metal-mecânico, o Simespi ampliou o leque de serviços oferecidos gratuitamente às associadas com duas novas parcerias: com a Melos Treinamentos & Consultoria e com a sanitarista ambiental Tatiana Delgado de Souza Koroiva.

A Melos Treinamentos & Consultoria, especializada em medicina e segurança do trabalho, auxilia no atendimento às Normas Regulamentadoras. “Fazemos levantamento das NRs aplicáveis à empresa e apresentamos relatório do diagnóstico”, conta o engenheiro Amarinho Melo.

Segundo ele, a maioria das empresas atende parcialmente a legislação (Lei nº 6.514/78), que exige a implantação de 35 NRs, dependendo do ramo de atividade.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação do Simespi, Vagner José Furlan, é importante participar deste projeto. “As empresas devem entender os requisitos aplicáveis a elas para atender as normas, sendo que o não cumprimento acarreta em penalidades”, explica.

A outra nova consultoria é dada pela sanitarista ambiental Tatiana Koroiva. “Oferecemos visitas técnicas especializadas para diagnóstico e plantões de dúvidas no Simespi. Tratamos de resíduos sólidos, da problemática do Licenciamento Ambiental e de como ambos devem ser conduzidos pelas empresas”, diz Tatiana.

A Lei 12.305/10, regulamentada pelo Decreto 7.404/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, marca o início de uma articulação entre a União, os Estados, os Municípios, o setor produtivo e a sociedade civil na busca de soluções para os resíduos.

Para o diretor Social e Ambiental do Simespi, Fauzer Guarnieri, as associadas devem participar do projeto. “É importante que todos saibam das necessidades de implementar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos até 2014. É uma obrigatoriedade imposta por leis federais e municipais”, acrescenta.

_________________

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário