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Qual deve ser a postura do recrutador?

1 de junho de 2021


Vivian Roncon Lanzoni Menichetti

 

Não cabe apenas ao aspirante à vaga preparar-se para apresentar uma postura séria, agradável e atraente para um processo seletivo. Profissionais qualificados exigem o mesmo comportamento das instituições e hábitos como falta de pontualidade, desorganização e desinteresse por parte do recrutador podem prejudicar a imagem da empresa, fazendo com que as pessoas não se sintam interessadas a candidatar-se às oportunidades futuras.

O recrutador representa a instituição e, caso apresente um comportamento inadequado durante o processo, o candidato entenderá como sendo uma conduta normal e aceitável dentro da organização.

Para o candidato, a entrevista de emprego é o momento adequado para questionar e entender o funcionamento da empresa, bem como seus valores, princípios e modelo de gestão. Sendo assim, é fundamental que o recrutador conheça bem os valores organizacionais, pois é um dos aspectos mais importantes a ser considerado não só na entrevista, mas no processo seletivo como um todo.

A maneira correta do recrutador preparar-se para a entrevista é verificar se o ambiente para a realização da atividade é agradável, sem barulho, onde o candidato sinta-se à vontade. Interromper a conversa com ligações telefônicas ou mesmo conversas paralelas também são hábitos negativos, bem como questionamento sobre aspectos íntimos do candidato, principalmente quando não são relevantes para a seu desempenho profissional.

Um dos erros mais comuns entre os entrevistadores é fazer perguntas, muitas vezes, sem sentido visando a “testar” o candidato, não em termos de conteúdo, mas emocionalmente. Muitas empresas realizam o processo de seleção por competências, ou seja, buscam identificar as entregas esperadas pelo profissional à organização e não somente as tarefas que irá desenvolver. Para os profissionais não é diferente, eles procuram empresas que possuem capacidade de proporcionar crescimento e resultado para sua carreira. Desta forma, para o sucesso de ambos é crucial que a instituição apresente uma imagem séria, assertiva e confiante. Assim, além de conquistar um novo colaborador, a empresa irá motivar o candidato a obter os resultados esperados.

O mais importante, o recrutador deve ter uma postura de acolhimento, fazendo com que os candidatos se sintam confortáveis. Dessa maneira conseguirá obter valiosas informações sobre a pessoa e apresentará uma imagem positiva da empresa, aumentando a chance de contratar os melhores candidatos.

 

Resumindo

Recrutadores, cuidado com os erros abaixo:

 

  • Ignorar o perfil da empresa: Toda empresa possui um perfil, que engloba seus valores, filosofia e objetivos. Cabe ao recrutador ter pleno conhecimento dessas características, para então traçar o perfil daqueles que deverão ser entrevistados para a vaga em aberto.

 

  • Não preparar o ambiente: Verifique se o ambiente para a realização da atividade é agradável, sem barulho.

 

  • Não ter postura: Mesmo em uma entrevista mais informal, a postura do recrutador diante do candidato é fundamental para passar a credibilidade da vaga. Itens como aparência, postura, e comportamento pautado no bom senso e respeito, não devem fazer parte apenas da análise do entrevistado, mas também dos recrutadores.

 

  • Não informar ao candidato itens fundamentais da vaga: no primeiro contato com o interessado na vaga, o recrutador precisa informá-lo sobre detalhes importantes da vaga. (local de trabalho / salário / benefícios / horário de trabalho, etc.)

 

  • Não se preparar para a entrevista: o recrutador precisa criar um roteiro para segui-lo, assim como ler o currículo do candidato antes falar com ele.

 

  • Não deixe o candidato sem retorno: Quando participamos de entrevista, ficamos agoniados na espera de uma resposta!! Assim, é necessário que haja respeito e empatia em todas as etapas, tanto pela consideração com o candidato, como pela importância em não desconstruir a imagem da empresa. Mande um e-mail, SMS ou faça uma ligação, mesmo quando a resposta for negativa.

 

Vivian Roncon Lanzoni Menichetti é psicóloga, consultora especialista em Gestão de Pessoas, integrante do COMESPI