Área Restrita Carreiras
Os tributos e a importância de uma boa gestão

A cobrança exorbitante de tributos dificulta a realização das atividades empresarias

 

 

Atualmente são muitos os tributos exigidos no Brasil, sendo eles impostos, taxas e contribuições. A cada dia o valor a ser recolhido por eles aumenta e o Poder Público precisa sempre elevar a arrecadação, diante da contínua insuficiência.

 

O excesso na criação de tributos cumulado com as cobranças exorbitantes, inviabilizam e dificultam a realização das atividades empresarias e também nesse aspecto, a função do administrador, juntamente com a do Advogado e da do Contador, são essenciais para que as operações sejam possíveis.

 

Cabe ao Administrador uma enorme e complexa articulação na gestão desses recursos, especialmente para encontrar a melhor forma de dar continuidade na produção, buscando o melhor custo/benefício para as empresas, considerando o oferta e a procura do mercado, bem como, zelar pelos cuidados acessórios, tais como, arquivos digitais, declarações, formulários, livros e etc.

 

Ao Advogado, além de toda defesa dos interesses do contribuinte, incumbe estar atento às teses tributárias julgadas pelos Tribunais Superiores, aplicando-as, na medida do possível, às situações fáticas das empresas, buscando decisões favoráveis que desonerem/desobriguem as cobranças indevidas e as tributações exageradas, ilegais e abusivas.

 

A função do Contador é essencialmente importante também nessa seara. Cabe a ele a função de acompanhar as mudanças e orientar as empresas no momento do recolhimento dos tributos, buscando saídas menos onerosas e mais vantajosas, tudo dentro dos limites das legislações vigentes em nosso país.

 

Contar com um grupo de profissionais qualificados, na prática, resulta no planejamento desejado e necessário para a vida das empresas, significando elisão fiscal e recolhimento de menos tributos, possibilitando ainda a geração de recursos para as empresas seguirem com sua função social, buscarem novas oportunidades no mercado e sobreviverem diante do massacrante sistema tributário brasileiro.

 

 

 

Amanda Caroline Silva de Souza, advogada do Escritório Crivelari & Padoveze Advogados, responsável pelo Departamento Jurídico Tributário do Simespi

 

Deixe um comentário