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LIDERANÇA POSITIVA: MUDANÇA PARA RESULTADOS

A liderança determina a história e o sucesso de toda organização. A empresa é a orquestra e o líder, seu maestro.

 

Vivemos em um cenário de constates mudanças e evolução. Muitas coisas que antes davam certo agora não funcionam mais. Isso se aplica a praticamente tudo e a todos, de maneira individual e principalmente, nas organizações. Elas são obrigadas a mudar, diante das crises, recessões, fusões ou simplesmente porque precisam se reinventar a todo momento para não perder força no mercado. As mudanças, são portanto, necessárias para os resultados.

 

Ao mesmo tempo, a liderança determina a história e o sucesso da empresa, criando expectativas e credibilidade não só nos funcionários, mas nos investidores, nos clientes e nos fornecedores. A empresa é a orquestra e o líder, seu maestro.

 

Vários fatores que influenciam no processo de mudança, entretanto, na grande maioria dos casos, eles são propostos, implantados e conduzidos pelos líderes e gestores da empresa. Suas competências pessoais e de gestão podem exercer influência positiva ou negativa sobre seus liderados, facilitando ou dificultando essas mudanças.

 

Nesse sentido insere-se a liderança positiva, baseada no movimento da psicologia positiva, cujo desafio é liderar trabalhadores na conturbada era da gestão do conhecimento e obter resultados cada vez mais ascendentes. Enfim, trazer resultados positivos com concomitante elevação da riqueza psicológica para as partes envolvidas.

 

Assim, o líder positivo promove aumento de performance de seus liderados, estimulando e valorizando suas habilidades e forças internas e não os pontos limitantes.

 

A liderança positiva, valoriza e trabalha com quatro dimensões: (1) o clima positivo, gerando um ambiente construtivo e positivo; (2) as relações positivas com foco na sinergia e união da equipe, (3) a comunicação assertiva para o desenvolvimento de relacionamento e conexões verdadeiras; e (4) o significado do trabalho para alinhar o propósito da organização com o trabalho e o próprio sentido de vida dos liderados.

 

Definitivamente, a liderança positiva gera maior performance dos profissionais com elevação do potencial humano para melhores resultados. Nesse contexto, o desafio do líder positivo é ajudar a criar o novo e mobilizar as pessoas para realizarem essas mudanças.

 

Profa. Dra. Yeda Oswado
Doutorado em Psicologia, Mestrado em Educação. Mentora empresarial e de negócios. Psicóloga Positiva. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. Possui 25 anos de experiência executiva, consultoria e assessoria, ocupando altos cargos de comando e direção durante sua trajetória profissional. Master Executive Coach credenciada e homologada pela Mercedes-Benz do Brasil e Daimler (Alemanha) para atendimento de Gerentes, Gerentes Seniores, Diretores e Vice-Presidentes em todas as plantas da organização. Docente permanente do Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora convidada do Curso de Especialização “Gestão Estratégica de Pessoas” da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora, palestrante, escritora com mais de 25 livros e capítulos de livros nacionais e internacionais onde aborda assuntos relacionados à psicologia organizacional positiva, gestão e negócios, liderança, inteligência emocional e gestão de pessoas.

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