Área Restrita Carreiras

Para comemorar os oito anos da Incubadora de Empresas de Piracicaba, completados em outubro, o Simespi recebe evento, no dia 10 de novembro, às 19h30. A programação conta com graduação de empresa assistida, entrega do Prêmio Inovação e coquetel.

“Este é o momento de mostrarmos para toda a sociedade piracicabana, os frutos do apoio a novos empreendimentos com inovação, que geram desenvolvimento para a cidade e novos empregos”, declara o gerente da Incubadora, Eduardo Soriano.

A Incubadora é um programa de assistência temporária, que tem a finalidade de oferecer apoio para a sobrevivência de empresas industriais, em sua fase inicial. Gerida pelo Simespi, Acipi e Prefeitura do Município de Piracicaba, a iniciativa reúne, atualmente, 14 empresas em uma área construída de 1.888 metros quadrados, que possui recepção, estacionamento próprio, salas para reuniões e treinamento, sanitários, copa e cozinha.

“Hoje, atendemos 13 empresas residentes com inovação tecnológica em seus processos produtivos e uma empresa pré-residente – que é quando a empresa está somente na fase de consultorias e elaborando seu projeto final. Em oito anos de existência, a Incubadora já graduou 18 empresas, que se desenvolveram e depois se instalaram no mercado de Piracicaba e região”, afirma Soriano.

As empresas apoiadas rateiam despesas de uso comum, como energia elétrica, água, telefone, internet, material de escritório, material de limpeza e higiene, e serviço de limpeza. Além da infraestrutura, a Incubadora oferece assistência no gerenciamento de negócios, cursos, treinamentos, orientação jurídica e estimula a participação em feiras e eventos.

Para participar do evento, os interessados devem confirmar presença, até o dia 9 de novembro, pelo e-mail nde@incubapira.com.br. Mais informações pelo 3302-0993.

Histórico

A Incubadora de Empresas de Piracicaba foi inaugurada oficialmente em 11 de outubro de 2002, mas sua história começou em 1995, quando a diretoria regional do Ciesp em Piracicaba propôs sua criação à Prefeitura do município. Em 30 de dezembro de 1996, foi aprovada a criação da Incubadora de Piracicaba, pela Lei nº 4245.

Em 31 de agosto de 2001, Prefeitura de Piracicaba e Fiesp/Ciesp assinaram um acordo de cooperação mútua para a implantação e administração da Incubadora.

Em 23 de abril de 2002, foi lançado oficialmente o projeto, que começou a funcionar efetivamente em 11 de outubro de 2002, com a participação de seis empresas. Em novembro de 2007, a Acipi assumiu a Incubadora como nova gestora. Hoje, a entidade é gerida pela Acipi, Prefeitura do Município de Piracicaba e Simespi.

A Incubadora

O aniversário da Incubadora de Empresas de Piracicaba é o momento em que se mostra pra toda a sociedade piracicaba os frutos de se apoiar novos empreendimentos com inovação e assim gerando desenvolvimento para a cidade e também novos empregos.

Vale destacar três situações: o primeiro é enaltecer as entidades parceiras do projeto Incubadora de Empresas, que apoiam e se dedicam para que as empresas iniciantes possam ter condições de desenvolver seus projetos e seus sonhos.

Em outra situação é importante destacar o envolvimento e o empenho das empresas que fazem parte desse projeto, pois elas realmente se esforçam para ver seus projetos se desenvolverem, sem essas empresas não existiria Incubadora. E, finalmente, o terceiro destaque é a graduação da Incopira Usinagem Piracicaba, que também receberá o prêmio Inovação.

A atuação da Incubadora no cenário da cidade de Piracicaba e região vai crescer cada vez mais, pois o movimento do parque tecnológico está em alta e a Incubadora irá fazer parte desse parque com as empresas, atualmente na Incubadora, que agregam em seus produtos e serviços grande inovação tecnológica.

Hoje a capacidade da Incubadora está completa: 13 empresas residentes com inovação e inovação tecnológica em seus processos produtivos e uma empresa pré-residente (na fase de consultorias e elaborando seu projeto final).

A Incubadora já graduou em 8 anos de existência 18 empresas que se desenvolveram e se instalaram no mercado de Piracicaba e região. O faturamento mensal das empresas é aproximadamente R$ 250.000,00, que promovem 35 postos de trabalho diretos

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário