Área Restrita Carreiras
Esocial: estamos prontos para janeiro de 2019?

 

O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional. Decreto nº. 8.373/2014

 

As informações de SST – Segurança e Saúde do Trabalhador a ser enviada para o ambiente do eSocial são dividido em 6 eventos a saber:

 

  • S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho
  • S-1065 – Tabela de Equipamento de Proteção
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2210 – Comunicado de Acidente de Trabalho
  • S-2240 – Condições Ambientes do Trabalho – Fator de Risco
  • S-2245 – Treinamento e Capacitação

 

Nova forma de registros dos eventos de SST, todos os empregadores terão de se adequar à nova obrigação. Irá propiciar aos órgãos do governo o acesso às informações, hoje espalhadas em diversas entidades.

Para envio das informações ao ambiente eSocial, as empresas deverá possuir sistema informatizados que possibilitem o envio destas informações, ou ter fornecedor de Segurança e Medicina ocupacional para gerar arquivos XML para o eSocial.

As empresas deverão estar preparadas para Janeiro de 2019, para enviar os eventos de SST para o Ambiente Nacional do eSocial

 

 

 

Amarinho Melo é engenheiro de Segurança do Trabalho e eletricista, Ergonomista e coordenador do CSTS (Grupo de Segurança do Trabalho do Simespi)

Deixe um comentário