search

Entidades ligadas ao desenvolvimento empresarial assinam Termo de Cooperação e Parceria em Piracicaba

21 de janeiro de 2011


Representantes do Simespi, da Caixa Econômica Federal, da Abimaq, da Acipi, do Apla, do Ciesp Piracicaba, do Sebrae e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba reuniram-se, no dia 21 de janeiro, na sede administrativa da Caixa em Piracicaba, para assinatura de Termo de Cooperação e Parceria, visando fomentar a inserção das indústrias regionais na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, visto as promissoras previsões de investimentos e ampliação deste mercado.

Principalmente após a descoberta da camada pré-sal e de declarações do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que estima os investimentos da cadeia de petróleo no país para algo entre U$$ 600 a mais de U$$ 820 bilhões até 2014 e coloca o Brasil no grupo dos principais produtores do mundo, o setor ganhou destaque no cenário econômico e despertou grande interesse das indústrias. Trazer novos conhecimentos, atualizações e desenvolvimento para que as indústrias e suas subsidiárias estejam aptas a participarem deste promissor setor e estarem formalmente certificadas para tal são pontos destacados pelos participantes, que buscam soluções conjuntas.

Muitas dessas entidades já estão mobilizadas, cada qual em sua área de atuação, promovendo encontros para melhor informar e preparar as indústrias da região, a fim de torná-las fornecedoras do segmento que mais deve receber investimentos no país. São inúmeras as possibilidades de geração de empregos, desenvolvimento e riqueza para a região de Piracicaba, que abriga pólo industrial com grande vocação para metalurgia.

Fruto deste termo de cooperação será a realização de evento em Piracicaba com especialistas da área, previsto para o dia 3 de fevereiro, no qual serão discutidos temas como “Cenário e Perspectivas Econômicas do Setor de Petróleo e Gás” e serão dadas explicações sobre o Portal do Cadastramento. As inscrições serão gratuitas e as vagas, limitadas.

São inúmeros os setores da economia que terão incremento nos seus negócios e podem se enquadrar na cadeia de fornecedores, inclusive com obtenção de créditos facilitados. São eles: Alimentação, Construção Civil, Construção e Montagem, Eletroeletrônica, Energia, Gráfica, Hotelaria, Máquina, Manutenção Industrial, Metal, Mecânica, Naval & OffShore, Plásticos, Química, Saúde Ocupacional, Segurança, Serviços Técnicos e Gerais, Siderurgia, Tecnologia da Informação, Transportes e Treinamento e Capacitação.

Criar um cenário mais favorável e ampliar a participação regional é o principal objetivo. “É preciso que todos os setores da economia entendam a dimensão dos investimentos e estejam preparados para o crescimento que o pré-sal trará, não só para as áreas de extração, mas para todo o país” destaca o Superintendente Regional da Caixa, Isaac Samuel dos Reis.

Na Caixa, o segmento de crédito para pessoa jurídica cresce em ritmo acelerado e o investimento em mercado de nicho é uma importante linha de atuação. O banco traz soluções não só para as micro e pequenas empresas, que atualmente representam 91% de sua base de clientes, mas também tem fortalecido e se destacado no atendimento a empresas de todos os portes, apoiando cadeias inteiras de produção. O financiamento da cadeia produtiva no setor de petróleo e gás ganhou destaque com a criação da Superintendência Regional Petrobrás/BNDES. O objetivo é que a Caixa tenha uma participação tão importante no setor quanto tem em habitação.

A Caixa tem por objetivo ser o grande agente financeiro da cadeia produtiva de petróleo e gás apresentando, para isso, soluções financeiras às empresas do setor, independente de seu tamanho. Este momento que o Brasil se prepara para explorar o pré-sal em um contexto favorável, sem similar no mundo, também evidencia a imensa necessidade de linhas de financiamento que o setor terá de encontrar nos próximos anos.

Assessoria de Imprensa

Caixa Econômica Federal

Regional Piracicaba

(19) 2106.9800

comunicacao.sp6273@caixa.gov.br

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)