Área Restrita Carreiras

O SIMESPI em parceria com a TRADE BRASIL CONSULTORIA EMPRESARIAL promoveu a palestra "Desvendando os Segredos do BNDES", no dia 28 de março, no auditório.

O Palestrante Antonio Carlos Arcanjo falou sobre a história e o papel do BNDES junto às instituições e empreendimentos.

Na ocasião os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito de vários assuntos como: projetos de investimentos, ampliação de negócios; máquinas e equipamentos; capital de giro puro ou sem destinação de uso; linhas permanentes, formas de aplicação, regras para os empréstimos do BNDES; prazos de carência; prazo de pagamento total; garantias; capital de giro; empreendimentos financiáveis, implantação, ampliação, modernização, inovação, desenvolvimento tecnológico, investimentos sociais, etc.

Veja abaixo as explicações expostas durante a palestra, com detalhes:

Os projetos do BNDES hoje estão sub-divididos em diretos e indiretos. Os primeiros são projetos de investimento de valores acima de R$ 10 milhões e são feitos diretamente com o órgão, portanto o nosso foco são os indiretos, com valores a financiar, inferiores a R$ 10 milhões de reais e que são feitos através do sistema financeiro.

Nos indiretos podemos classificar basicamente em 3 grandes categorias, mas existem inúmeras e muitas específicas contempladas e incentivadas:

Todos os empréstimos BNDES têm como regra geral a seguinte:

Remuneração: TJLP + Tx. do banco ( 9% a.a + 4% a.a até 5,5% a.a ) o que dá entre 1,1 e 1,2% ao mês .

Prazos de Carência: regra geral: 12 meses, mas podem variar para menos.

Prazo de Pagamento Total, incluindo Carência: 60 meses para os itens 1 e 2 24 meses para para o item 3

Garantias: Para os itens 1 e 2 normalmente as próprias máquinas e benfeitorias mais avais dos sócios resolvem, mas para o item 3, na medida que o valor sobe a garantia real é quase uma exigência geral.

TRADE BRASIL CONSULTORIA

FONES : 11-30633198 e 11-81456001

email: aca@i-trade.com.br

Curso ministrado em cumprimento a clausula 61

Deixe um comentário