search

Começa amanhã a Fenep 2008

21 de outubro de 2008


O Engenho Central de Piracicaba será palco, nos próximos três dias (22,23 e 24), da Fenep 2008 (Feira de Negócios Empresariais). Aproximadamente 70 expositores estão preparados para receber o público estimado em 10 mil visitantes, que contará com acesso gratuito ao parque de exposições e auditório de palestras.

Em sua terceira edição, a Fenep 2008 traz várias novidades, como a programação de palestras com grandes empresas, o Congresso Regional de Empreendedorismo do Sebrae e a vinda de expositores de toda a região.

Organizada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Sebrae/Escritório Regional de Piracicaba (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), a Fenep 2008 ganhou um novo perfil com a inclusão de empresas do setor metal-mecânico, automobilístico e indústrias, as quais se juntaram aos prestadores de serviço, comerciantes em geral e profissionais autônomos presentes na duas edições anteriores da feira.

No intuito de facilitar os contatos comerciais, os organizadores da Fenep instalaram uma Sala de Negócios, que poderá ser utilizada pelas empresas para facilitar as tratativas comerciais. “Neste espaço, os empresários poderão conversar, apresentar seus produtos, serviços e detalhar as áreas de atuação”, informa Matheus Berto, diretor da MVM Promoções e Eventos, empresa responsável pela organização operacional da Fenep.

A programação de palestras conta com representantes de grandes empresas, como Caterpillar, Delphi, Dedini, ElringKlinger e profissionais especializados, convidados pelo Sebrae para falar sobre o tema “Empreendedorismo”. O intuito é colocar grandes e pequenas empresas juntas para a troca de experiências e contatos com futuros fornecedores. Os visitantes terão a oportunidade de gerar negócios, além de acompanharem as palestras, que estão sendo consideradas o ponto alto desta edição da Fenep. [Datas, horários, temas e nomes dos palestrantes podem ser consultados no site www.fenepi.com.br]

O gerente do Escritório Regional do Sebrae/SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, não esconde a expectativa positiva com a abertura da feira. “A programação da Fenep coincide com o Mês do Empreendedor e com as comemorações dos 15 anos do escritório regional de Piracicaba. Nossa expectativa é a melhor possível”, afirma.

Antonio Carlos lembra que o Congresso Regional de Empreendedorismo terá a participação de palestrantes de destaque nacional. “Todas as palestras, indistintamente, trarão ótimo conteúdo para quem quer conhecer, desenvolver e aprimorar suas características empreendedoras, como estratégia para a condução dos negócios de forma competitiva”, argumenta o gerente do Sebrae.

Para o vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa Júnior, a Fenep se manterá como uma boa oportunidade de contatos comerciais. “A expectativa é de muitos negócios, principalmente pela participação de grandes empresas. Piracicaba e região ganham muito com mais uma edição da Fenep, que saiu da roupagem comercial e de serviços e está incluindo a indústria também”.

Para o diretor de Relações Industriais do Simespi, José de Jesus Vaz, a Fenep é uma boa oportunidade de contato, principalmente porque reunirá pequenas, médias e grandes empresas. “As grandes empresas estão traçando estratégias de crescimento, as quais, em muitos casos, incluem a participação de pequenos fornecedores. Essa é a proposta da Fenep: estreitar essa distância, oferecendo opções tanto para quem vende quanto para quem compra serviços e/ou produtos”, detalha.

José Vaz reforça que para as empresas da região a Fenep abrirá portas para novos mercados. “O ideal é investir agora que as empresas estão com bastante demanda e o custo para buscar novos clientes fica mais fácil de administrar. Há algum tempo as tratativas comerciais deixaram de ter limites perimetrais. Quem quer crescer, evoluir e alcançar novos mercados precisa estabelecer uma rede de apoio de fornecedores, prestadores de serviço e suporte técnico. A Fenep tem a proposta de concentrar e aproximar esses mercados”, argumenta o diretor do Simespi.

FICHA TÉCNICA – FENEP 2008

Fenep – Feira de Negócios Empresariais

Dias: 22, 23 e 24 de outubro

Horário: das 15h às 22h (Entrada permitida até às 21 horas)

Local: Engenho Central

Acesso: Ponto do Morado e Parque do Mirante

Realização: Acipi – Simespi – Sebrae-SP/Escritório Regional de Piracicaba

Co-realização: Ciesp Regional Piracicaba – Coplacana – Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Entrada gratuita para empresários mediante comprovação ou cartão da empresa.

Proibida a entrada de menores de 16 anos

Informações: MVM Promoções e Eventos – (19) 3302-0560

www.fenepi.com.br

fenep2008@gmail.com

Programação Oficial da 3ª Fenep

22 de outubro

15h – Abertura oficial – Início da visitação dos estandes

15h30 – Abertura do 1º Congresso Regional de Empreendedorismo

15h30 às 17h00 – Palestra Eficiência Energética – Márcio Maia Vilela – Eficiência Energética

17h00 às 18h00 – Palestra ElringKlinger – Pedro Bighetti – Novas Tecnologias de Juntas de Motores

19h00 às 21h00 – Palestra de Empreendedorismo – José Carlos Assis Dornelas – Empreendedorismo Corporativo: Alternativa estratégica para o crescimento das organizações

22 horas – Encerramento dos trabalhos (entrada até às 21 horas)

23 de outubro

10h00 às 12h00 – Workshop Empretecos – Marcos Pedro – Comportamento Empreendedor

13h00 às 15h00 – Workshop Empretecos – Marcos Pedro – Atitudes Empreendedoras

15h – Abertura do evento para visitação

15h00 – Palestra Dedini – Vadson Bastos do Carmo – Tendências tecnológicas para o setor de Bioenergia

17h00 às 18h00 – Palestra Caterpillar – Carlos A. Coso – Desenvolvimento de Base dos Fornecedores no Mercado Local

19h00 às 21h00 – Palestra de Criatividade – Átila e Rosi – Minha equipe é um show!

22 horas – Encerramento dos trabalhos (entrada até ás 21 horas)

24 de outubro

15h00- Abertura do evento para visitação

15h30h às 17h00 – Palestra Mulheres de Negócios – Fádua Sleiman – Sou mulher e arraso na empresa!

17h00 às 18h00 – Palestra Delphi – Rodrigo Mariano da Silva – Fornecedor de Classe Mundial

19h00 às 21h00 – Palestra de Encerramento – Fábio Puentes – Ultrapassando limites

22h00 – Encerramento dos trabalhos (entrada até às 21 horas)

* Programação sujeita a alterações.

Outras informações:

Simespi

Marília Cury/Luciane Anhão – Assessoria de Comunicação

Tel: (19) 3417-8600/9291-8332

E- mail: comunica@simespi.com.br

Andreoli/Manning, Selvage & Lee a serviço do Sebrae-SP

Miriam Bizarro – Assessora de Comunicação

Tel: (19) 9602-2770 / 3289-0968

E-mail: miriam@andreolimsl.com.br

Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

Thiago Guerra/Juliana Ferraz – Assessoria de Comunicação

Tel: (19) 3417-1763

E- mail: comunicacao@acipi.com.br