O Simespi recebeu, na manhã de 9 de fevereiro, apresentação do Sebrae-SP/Escritório Regional Piracicaba sobre as ações do Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) da cadeia do etanol, denominado Nhambiquara, as quais serão aplicadas de fevereiro a dezembro de 2012.
As boas-vindas foram dadas pelo 1º vice-presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, que, na ocasião, representou o presidente da entidade, Tarcisio Angelo Mascarim. “A iniciativa do Sebrae em realizar o Plano de Melhoria da Competitividade do etanol é grandiosa. Corresponde às necessidades das empresas que estão perdendo forças com a concorrência principalmente do exterior”, comentou Euclides.
Em seguida, o gerente do Sebrae-SP/Escritório Regional Piracicaba, Paulo Sérgio Cereda, falou sobre o PMC, que está baseado no modelo das Cinco Forças de Porter, concebido pelo especialista Michael Porter, em 1979. “Quem não conhece Porter precisa conhecer. Ele desenvolveu as cinco forças competitivas que auxiliam no desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente”, explicou Cereda. “Com o PMC, as empresas potencializarão a competitividade baseadas em conhecimento e tecnologia e então estarão capacitadas para aproveitar as oportunidades”, completou.
A apresentação do programa foi feita pela analista do Sebrae-SP/Escritório Regional Piracicaba, Sueli Chiaranda. “Com a iniciativa Nhambiquara, o Sebrae apresenta uma visão estratégica para as empresas ficarem mais competitivas. É um instrumento de planejamento voltado à estratégia de mercado na busca de soluções integradas de energia e mobilidade. As empresas sendo mais produtivas e eficientes podem competir de igual para igual com as empresas do exterior”, disse.
O PMC do Etanol tem apoio do Simespi, da Acipi, do Apla, do Ciesp Piracicaba, da SAE Brasil e do Senai. Para participar, as empresas devem entrar em contato com o Sebrae-SP/Escritório Regional Piracicaba, pelo telefone (19) 3434-0600, ou com o Simespi – (19) 3417-8600.
Saiba mais – O Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) com foco na cadeia do etanol é um instrumento de planejamento voltado à estratégia de mercado na busca de soluções integradas de energia e mobilidade. A capacitação tem como objetivo potencializar as micros e pequenas empresas com foco em tecnologia, inovação e melhorias no processo produtivo.
Todas as ações em prol da capacitação, destinadas às empresas do setor, integram o Programa de Fortalecimento da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo e coexecutado pelo Sebrae-SP e pela Fiesp, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As ações de capacitação são voltadas à melhoria da competitividade dos pequenos negócios do setor. Uma das atividades será na área de qualidade com o objetivo de proporcionar ao empresário a implantação da Gestão da Qualidade, que possibilitará obter visão estratégica do negócio, valorizar processos e pessoas e medir seus resultados por meio de indicadores.
Também será aplicado o Programa de Alavancagem Tecnológica (PAT), por meio do qual os participantes conhecerão a aplicação de ferramentas tecnológicas simples e terão condições de promover a melhoria em seu processo produtivo, ampliando sua competitividade no mercado.
Outra atividade de capacitação será a aplicação de técnicas de melhoria e implantação de inovação tecnológica em processos produtivos, por meio de consultorias técnicas específicas. Os empresários terão acesso ao conteúdo do Sebraetec, programa do Sebrae-SP que permite às empresas o acesso aos conhecimentos tecnológicos existentes na infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação, e que será executado pelo Senai.
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Paulo Sérgio Cereda, a adesão ao programa está aberta a todas as micros e pequenas empresas da cadeia do etanol. "Queremos atrair as empresas que tenham o interesse em desenvolver um modelo de negócios que seja mais integrado com os demais elos da cadeia sucroenergética e que desejem aumentar sua competitividade e produtividade".
Outras informações
Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600
Equipe Engenho da Notícia
Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)
Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)
Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)