search

Sua empresa está preparada para os eventos de SST?

25 de fevereiro de 2019


O ambiente de testes para os eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) estará disponível a partir de 18 de março

 

O ambiente de testes (produção restrita) será aberto para o recebimento de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST a partir do dia 18 de março. Compõem os eventos de SST as seguintes tabelas:

 

  • Ambientes de trabalho;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • Exame Toxicológico do Motorista Profissional;
  • Condições Ambientais do Trabalho – fatores de risco;
  • Treinamentos / Capacitações / Exercícios simulados e outras anotações.

 

 

De acordo com o cronograma do eSocial, os primeiros obrigados ao envio dos eventos de SST, a partir de julho de 2019, são as grandes empresas (com faturamento superior a R$78 milhões), pertencentes ao Grupo 1.

 

Porém empresas de qualquer grupo poderão enviar seus eventos para teste.

 

O que é uma ambiente de teste – Produção restrita?

É uma infraestrutura criada no âmbito do projeto eSocial para viabilizar a realização de testes pelas empresas, sem qualquer efeito jurídico. Trata-se de um ambiente limitado, com número máximo de trabalhadores por empresa, destinado exclusivamente a testes funcionais. Portanto, não é um ambiente para a realização de testes de carga ou testes de performance.

Toda evolução do eSocial será implantada primeiramente no ambiente de Produção Restrita, onde ficará disponível para os testes das empresas por um determinado tempo a ser definido de acordo com a característica/tamanho da mudança. Em seguida, será implantada no ambiente de produção efetiva.

Com isso, as empresas poderão utilizar o ambiente de produção efetiva já com suas aplicações amadurecidas e estabilizadas diante dos testes realizados na Produção Restrita.

 

Não perca o prazo: https://portal.esocial.gov.br

 

Amarinho Melo 

Diretor técnico da empresa Melos Segurança e Medicina Ocupacional. Engenheiro Eletricista, especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, especializado em Ergonomia, Perito judicial (assistência técnica) experiência na área de segurança em mais de 18 anos em diversos segmentos industriais. Registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Associado a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica.