search

Live do Simespi aborda comunicação para empresas em tempos de pandemia

4 de agosto de 2020


O Simespi é conhecido por realizar convenções coletivas de trabalho, além de oferecer serviços de alta qualidade e performance. Um de seus braços são os cursos, palestras e workshops que são realizados todos os meses na entidade com intuito de levar capacitação permanente para suas associadas.

 

Devido as orientações dos órgãos de saúde, o setor de cursos e palestras do Simespi passou por adaptações. Os conteúdos foram transformados em lives. Desde o mês de abril, semanalmente estão ocorrendo transmissões ao vivo. A iniciativa atende às necessidades das associadas por abordar temas atuais e de interesse do segmento.

 

Na semana passada, o empresário e diretor de Comunicação do Simespi, Douglas Fazanaro, mediou a live que abordou o tema: “Como divulgar sua empresa em tempos de isolamento social?”.  Luciane Anhão, que é responsável pela parte de assessoria de imprensa do Simespi, comentou que desde março, as pessoas e as empresas estão precisando aprender a viver de uma forma nova.

 

Douglas aproveitou para compartilhar com as 30 pessoas que estavam assistindo a transmissão, dados sobre como as empresas utilizam as mídias on e offline. “Só para se ter uma ideia, apenas 49% das empresas utilizam os recursos das mídias digitais a favor do seu negócio.”

 

O e-commerce também foi outro assunto abordado por Douglas que informou que esta importante ferramenta nos dias de hoje, começou, na verdade, nos Estados Unidos. “O primeiro e-commerce surgiu em 1994 e foi feito pela pizza hut, aqui no Brasil essa plataforma chegou por volta dos anos 2000 com a empresa Gol. Mas, seu crescimento mesmo, foi em 2003 e, hoje em dia é essencial.”

 

Luciane foi questionada sobre como as empresas pequenas, médias e grandes podem rever seus planos de comunicação neste período inusitado. Para isso, a jornalista aconselhou que é preciso se reinventar. “Primeiramente é preciso que a empresa se reinvente e saia do lugar comum, depois, fazer o diagnóstico dos pontos fortes e fracos também é muito importante.”

 

Complementando as dicas para as empresas de todos os portes, destacamos algumas citadas na live que valem a pena os empresários se atentarem. São elas:

 

– Possuir WhatsApp Business para a comunicação com clientes

– Usar o Google para consultar tutorias gratuitos sobre como utilizar ferramentas empresariais

– Ter um perfil empresarial no Linkedin

– Utilizar a ferramenta leetags

– Ter um site otimizado, com várias informações sobre a empresa e que seja indexado no Google

 

Luciane chamou atenção para o fato de que a comunicação integrada, ou seja, aquela que conversa com o cliente, o colaborador e a sociedade, é a chave para a empresa estar cada vez mais próxima de seu público.

 

Outro ponto importante da transmissão é a questão de que em tempos de pandemia é preciso que o seu cliente saiba a forma como a sua empresa está atendendo, ou seja, é preciso avisa-lo de todas as formas possíveis como o serviço está. Além de eleger uma pessoa da equipe para sempre responder as mensagens e dúvidas dos clientes nas redes sociais.

 

Para encerrar, Luciane diz que enxerga a comunicação de 2021 do Simespi com otimismo, porém, que agora, mais do que nunca, as associadas precisam ser ouvidas para sabermos como elas querem receber a informação e qual o tipo de informação que desejam receber também. Já Douglas, mandou um recado para os empresários. “Divulguem seus produtos, não percam tempo! Invistam em comunicação e façam seu negócio acontecer, como empresário, digo que uma das melhores coisas a serem feitas é conversar com seu cliente e perguntar se o que você está fazendo em termos de comunicação é o ideal para ele e para as suas necessidades.”

 

As dúvidas que ficaram deste bate-papo informativo podem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@simespi.com.br que serão direcionadas aos participantes. Assista a este conteúdo quando e onde quiser, basta clicar AQUI.