Área Restrita Carreiras
Simespi é um dos realizadores da Simapira, que acontece de 3 a 29/06

Com o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais, mais de 20 instituições se organizaram para realizar a programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAPIRA), que acontecem se 3 e 29 de junho deste ano. O Simespi é um dos realizadores do evento.

A SIMAPIRA vcelebra o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e as atividades desenvolvidas abordarão temas bastante diversificados, como mudanças climáticas, educação ambiental, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), recursos hídricos, resíduos sólidos, arborização urbana, mobilidade sustentável, agroecologia e produção de alimentos, entre outros, a partir de diferentes metodologias, como palestras, rodas de conversas, oficinas e cinedebates.

A SIMAPIRA busca valorizar ações e profissionais que atuam no município e contará com palestrantes e convidados para contribuir com reflexões e práticas diante de desafios socioambientais, na busca de um município mais sustentável.

A programação completa traz 77 atividades. Serão realizadas atividades abertas para o público interessado, como o III Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, e atividades fechadas para públicos específicos, como monitorias de turmas escolares em espaços educadores do município. Acesse a programação para conferir os detalhes de cada atividade, como dia, horário, local, entre outras informações.

Segundo Keyla C. Boralli Benoti, coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), “a SIMAPIRA representa uma ótima oportunidade para que as pessoas possam conhecer e participar de iniciativas socioambientais importantes que acontecem no nosso município, ao longo de todo o mês de junho. Tais iniciativas buscam abordar as temáticas socioambientais numa perspectiva de Educação Ambiental crítica, a fim de incentivar e viabilizar reflexões, diálogos, práticas e implementação de políticas públicas”.

As instituições que integram a SIMAPIRA 2024 são: Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAP) – Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SIMAP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Instituições Estaduais – Fundação Florestal, Instituto de Pesquisas Ambientais, Grupos e Programas do campus “Luiz de Queiroz”/ESALQ/USP, Diretoria de Ensino – Regional Piracicaba, por meio da Escola Estadual Luciano Guidotti; Conselhos e comissões municipais – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Comissão Municipal de Mudanças Climáticas, Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Instituições do terceiro setor e projetos: Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP)/ Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Simespi, Imaflora, Instituto CLQ, Casa do Hip Hop, Corredor Caipira, Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

 

PALESTRA NO SIMESPI

No dia 11 de junho, 19 às 21h, o Simespi promove em seu auditório a palestra “ODS na Indústria – Um enfoque na resiliência hídrica”, com Alexandre Villela e Emilio Bellini Neto. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link

https://forms.gle/U3Uvb99RXt8r8ryi7 

 

Participe e ajude na divulgação das atividades!

Para saber mais acesse:
https://simap1.wixsite.com/simap/semana

https://gmeapiracicaba1.wixsite.com/gmea/single-post/piracicaba-realizar%C3%A1-semanasintegradas-de-meio-ambiente-2024

A programação completa, com o detalhamento de cada uma das atividades, está disponível em:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1GNZap7WA9fNBn8meAZiM9hHM4fFAoRYc/edit?usp=sharing&ouid=101311021526853786547&rtpof=true&sd=true