Área Restrita Carreiras
O que faz um grupo de pessoas tornar-se uma equipe?

Por Vivian Roncon Lanzoni Menichetti

 

No grupo, cada indivíduo realiza um trabalho diferente e é a união desses esforços que trará o resultado esperado. Com isso, aprendemos que uma pessoa só não é capaz de fazer todas as coisas. Para alcançar o melhor resultado, é necessário aproveitar todos os talentos e habilidades de cada integrante do grupo.

 

Para se saber se seu grupo constitui ou não uma equipe, faça a seguinte pergunta: Será que todos os membros do meu grupo compartilham, pelo menos, de um objetivo que só pode ser atingido pelo esforço conjunto de todos?

 

Pense em seu grupo de trabalho. Há algum objetivo comum? É preciso que vocês todos trabalhem em conjunto para poder alcançá-lo? Caso a resposta seja “afirmativa”, esse grupo se caracteriza como uma equipe.

 

O objetivo ou objetivos comuns são a diferença entre um grupo e uma equipe. Assim, dentro de uma organização, existem diversas equipes e diversos grupos e, a qualquer momento, cada um de nós pode pertencer a vários grupos ou equipes. Você pode, por exemplo, fazer parte de um grupo de pessoas que compartilhem o mesmo escritório, saiam para almoçar na mesma hora, mas também de um grupo que está disponível para certos tipos de trabalho em períodos complementares. Talvez você pertença a uma equipe que desenvolve um projeto e de uma equipe de especialistas que executa tarefas especiais para a empresa.

 

E para se tornar uma equipe coesa o objetivo ou objetivos precisam ser igualmente compreendidos por todos os membros da equipe, e os esforços em conjunto precisam ser coordenados.

 

Listo aqui as características principais de uma equipe coesa ou “super equipe”:

  • Comunicação eficaz e agradável entre seus membros;
  • Abordagem de trabalho em equipe bastante eficiente, cujos membros demonstram certas habilidades;
  • Compromisso dos membros da equipe com crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização dos objetivos;
  • Desenvolvimento de processos que visem ao aprimoramento contínuo de seus próprios métodos e produtividade;
  • Altos níveis de criatividade;
  • habilidade em lidar com os assuntos mais difíceis, sutis e geradores de conflitos.

 

Uma equipe eficiente é aquela que alcança suas metas. Porém muitas metas não precisam de super equipes. Nesses casos, criar uma Super Equipe é, na melhor das hipóteses, um luxo desnecessário; na pior, motivo para desilusões, uma vez que algumas pessoas consideram mais fácil trabalhar em equipe do que outras. Pessoas que têm uma abordagem mais individualista, que sentem uma dificuldade muito grande para se comunicar com outras talvez prefiram acompanhar uma tarefa do início até sua conclusão, com o mínimo de interação possível. Pessoas muito competitivas podem sentir dificuldade em substituir objetivos pessoais por objetivos de equipe. Aqueles que gostam de tomar decisões rápidas podem se sentir frustrados ao terem de participar de discussões, debates e trabalhar mediante um consenso geral.

E a mágica está ai! Trabalhar o diferente e extrair o melhor que cada um possa  oferecer para se alcança a meta. Esse é o segredo para uma equipe de sucesso.

 

Vivian Roncon Lanzoni Menichetti é psicóloga, consultora especialista em Gestão de Pessoas e conselheira do Comespi