Área Restrita Carreiras
Em reunião do Comespi, promotora apresenta projeto Na Moral a secretário de Educação

O Comespi (Conselho da Mulher Executiva) do Simespi promover na sexta-feira, dia 16, reunião com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para discussão do projeto intitulado Na Moral, idealizado pela Promotora de Justiça do Distrito Federal, Luciana Ásper. O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, participou do encontro.

A iniciativa consiste em um “jogo da integridade”, em que as unidades de ensino implementam atividades internas e junto à comunidade com o intuito de promover a honestidade e a cidadania. Após apresentação do projeto, foram discutidas possibilidades para viabilizar a aplicação do projeto em Piracicaba.

O secretário Bruno Roza fez uma explanação sobre a Rede Municipal de Piracicaba e destacou o interesse em implantar um projeto-piloto em uma das 18 Escolas de Tempo Integral, e realizar uma formação com os professores. “Piracicaba possui uma situação social interessante, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, mas temos muitas comunidades. Visitando as escolas e conversando com os alunos, percebo que alguns estão perdendo a percepção do direito de sonhar. Precisamos pensar em ações que devolvam o sentimento de protagonismo e pertencimento”.

A Promotora de Justiça do Distrito Federal, Luciana Ásper, explicou que atualmente o projeto é desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, mas que existe um grupo de trabalho realizando a adaptação da linguagem do material para ser utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental 1.

A Corregedora-Geral do Município e membro do Comespi, Renata Bueno, ressaltou que o projeto é uma oportunidade de promover a discussão sobre integridade e cidadania. “O Na Moral promove uma integração importante entre escola e comunidade ao apresentar situações cotidianas aos alunos e fazê-los refletir sobre as soluções. Espero que esse projeto-piloto possa abrir portas e se expandir por mais escolas, contribuindo para o fortalecimento dos valores éticos e o desenvolvimento de uma consciência cidadã sólida.”

(Com informações do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba)