Área Restrita Carreiras
Economistas falam de perspectivas para 2023 em talk show

O que esperar da economia brasileira para 2023 e quais os impactos sobre a indústria? Esta foi a pergunta que quatro economistas  responderam no talk show que o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) realizou no dia 15 de fevereiro, no auditório da entidade. O evento comemorou o primeiro ano do convênio entre a entidade patronal e a Esalq/USP para a produção mensal do Boletim de Conjuntura Industrial.

O talk show contoucom a participação dos economistas Andréia Marques, Bruno Pissinato, Carlos Eduardo de Freitas Vian e Cristiane Feltre, sob a mediação da jornalista Cristiane Sanches. Além de integrantes da equipe que elabora o Boletim de Conjuntura para o Simespi, os quatro acadêmicos são comentaristas do quadro Balanço Econômico, que vai ao ar todas as sextas-feiras, no Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan News Piracicaba, apoiadora do evento.

“Estamos num momento de transição de governo nas esferas estadual e federal. É muito importante que tenhamos a clareza e a percepção dos caminhos que começam a ser traçados para a nossa economia, de modo que possamos atuar de forma estratégica, tanto aproveitando oportunidades, como nos protegendo de eventuais problemas. Por isso a importância deste evento e do boletim de conjuntura que fazemos chegar mensalmente a cada uma das nossas associadas”, afirma Erick Gomes, presidente do Simespi.

 

OS ECONOMISTAS

 

Carlos Eduardo de Freitas Vian é doutor em economia, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. É delegado distrital do Corecon-SP (Conselho Regional dos Economistas) e abordará no talk show a bioeconomia, as oportunidades e os desafios para o Brasil.

Cristiane Feltre é doutora em economia, professora da Escola de Negócios da PUC de Campinas e pesquisadora d Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba. Falará sobre perspectivas internacionais para a Região Metropolitana de Piracicaba em 2023.

Bruno Pissinato é mestre e doutorando em economia pela Esalq/USP. Atualmente redige o Boletim de Conjuntura Industrial do Simespi e vai abordar os impactos das variáveis macroeconômicas dentro das cadeias produtivas.

Andréia Marques é doutora em desenvolvimento econômico e bacharel em direito. Atua como head de ESG na AGV Gestão, onde coordena projetos nas áreas de diagnóstico e construção da estratégia ESG, engajamento de stakeholders, programas de desenvolvimento local, análise de riscos e oportunidades socioambientais (ESG), capacitação de conselhos e conselheiros para a gestão ESG. Coordena o grupo de ESG do capítulo interior paulista do IBGC, é conselheira de organizações não-governamentais e mentora para temas socioambientais na Baita Aceleradora de Startups em Campinas.