Área Restrita Carreiras

O Simespi abre suas portas, na noite de 16 de março, para comemorar mais uma conquista: a obtenção da certificação ABNT NBR ISO 9001:2008. E aproveita para homenagear as empresas associadas que também conquistaram suas certificações com auxílio do projeto Simespi Rumo à ISO.

São elas: Atomat Services Industrial Ltda.; Fusati Indústria, Comércio e Metalúrgica Ltda.; Liespe Indústria Metalúrgica Ltda.; Maquenge Máquinas Operatrizes Ltda.; Molas Piracicaba – Indústria e Comércio Ltda.; Stap Metalúrgica Ltda. EPP; Tecsol Engenharia Solar Ltda; além de Equipe Indústria Mecânica Ltda.; Gromar Indústria e Comércio Ltda. ME; Morel Modelação Real Ltda. EPP; Mutti Equipamentos Industriais Ltda. e Vectra Indústria Comércio Peças Agrícolas Ltda. EPP, as quais também receberão suas certificações na ocasião.

O evento solene também será marcado por apresentação do diretor de Logística da Caterpillar Brasil Ltda., Flavio V. Reis, sobre a importância da qualidade na estratégia das empresas.

Detalhes sobre o projeto Simespi Rumo à ISO foram apresentados à imprensa, em entrevista coletiva, na manhã de 16 de março. Participaram Tarcisio Angelo Mascarim, presidente do Simespi; José de Jesus Vaz, diretor de Relações Industriais do Simespi, coordenador do projeto e diretor da empresa Stap Metalúrgica Ltda. EPP; Francisco Fernandes, consultor do Simespi; Paulo Estevam de Camargo, diretor adjunto Administrativo Financeiro do Simespi e diretor da Molas Piracicaba – Indústria e Comércio Ltda., e Waldir Pedro Mutti, diretor da Mutti Equipamentos Industriais Ltda.

De acordo com Tarcisio Angelo Mascarim, a conquista da ISO pelo Simespi é gratificante. “Foi uma tarefa trabalhosa, que se tornou possível graças ao empenho de toda a equipe”, contou. “Mais uma conquista do Simespi nestes quase 21 anos de atividades”.

Segundo o presidente, entre os serviços oferecidos pelo Simespi às suas associadas, o projeto Rumo à ISO é um dos mais importantes. “Auxiliamos com a consultoria para o desenvolvimento de Sistemas de Gestão, que resulta na certificação da norma NBR ISO 9001:2008”, comentou. “O certificado indica que a empresa tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e atende aos requisitos internacionais buscando a melhoria contínua de seus processos, tendo como foco principal a satisfação do cliente e do consumidor”, explicou.

A iniciativa de o Simespi criar o projeto Rumo à ISO foi definida por uma só palavra por José de Jesus Vaz: sensibilidade. “O mercado exige que as empresas tenham o certificado da ISO. Para auxiliar as associadas, principalmente as micros e pequenas, a entidade oferece um projeto de consultoria, o que reduz o custo da implantação. Assim, elas estarão preparadas para competir no mercado”, disse. “A Stap foi a primeira empresa a conquistar a ISO com apoio do projeto”, lembrou.

Para os empresários Paulo Estevam de Camargo e Waldir Pedro Mutti, o apoio do Simespi na conquista da certificação foi essencial. “Procurei o projeto Rumo à ISO por conta das exigências do mercado. Com a certificação, a área de atuação da minha empresa foi diversificada. A meta é ampliar e ter participações cada vez maiores”, contou Paulo. “Recomendo todas as empresas associadas ao Simespi a participarem deste projeto. A redução do custo para a implantação da ISO e a constante presença do consultor são fatores que posso destacar”, completou Waldir.

Conforme disse Francisco Fernandes, a procura pelo projeto Simespi Rumo à ISO é grande. “Já estamos realizando também atividades orientadas ao meio ambiente e à saúde e segurança do trabalho, para as empresas desenvolverem Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional, atendendo aos requisitos da NBR ISO 14001 e NBR18801/OHSAS”, acrescentou.

Entenda o projeto Simespi Rumo à ISO

* O que é: Projeto de consultoria oferecido gratuitamente às empresas associadas ao Simespi.

* Como funciona: Um profissional especializado fornece consultoria e orientação no processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

* O que inclui: Treinamento e qualificação de colaboradores, consultoria in company e orientação à implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2008.

* Aspectos positivos da certificação: Para qualquer negócio, a única maneira de manter-se no mesmo nível é oferecer um compromisso real à qualidade. Na verdade, qualquer organização, não importa o tamanho ou setor, pode dar a si mesma um futuro real no mercado, usando um Sistema de Gestão da Qualidade bem planejado e documentado, como a ISO 9001. Os benefícios da certificação são:

– mais responsabilidade e consciência da qualidade entre as equipes;

– melhor uso do tempo e recursos;

– redução de perdas e falhas de produtos;

– mais consciência e possibilidade de rastreamento dos produtos e serviços.

* Órgão certificador: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

* Coordenador do projeto: José de Jesus Vaz, diretor de Relações Industriais do Simespi.

* Consultoria: FJ Qualit Gestão Industrial, do consultor Francisco Fernandes.

* Quem pode participar: empresas associadas ao Simespi.

_________________

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Equipe Engenho da Notícia

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário