Área Restrita Carreiras

O Simespi realizou, em setembro, uma série de encontros com os candidatos a prefeito de Piracicaba, com o objetivo de avaliar as propostas dos prefeituráveis e debater questões de interesse da cidade, principalmente dos empresários locais.

O primeiro candidato a se apresentar foi André Tietz/PSOL, no dia 10. Dentre suas propostas estão o retorno da Secretaria Municipal de Segurança Pública e investimentos maciços na educação. O candidato fez questão de explicar que esse investimento não se restringe a construções de escolas.

Logo depois, no dia 12, foi a vez de João Pauli/PV, acompanhado pelo vice Juan Sebastianes. Ambos defenderam, entre outros pontos, a melhora nas condições de trabalho e salário dos professores, e a necessidade de intensificar a cobrança do Sistema Cantareira pela reversão do uso da água do rio Piracicaba.

Barjas Negri/PSDB e Marina Madeira/PCO se apresentaram no mesmo dia, 16, porém em diferentes horários – manhã e noite, respectivamente.

No encontro com Barjas, o assunto mais discutido foi “saúde”. Para o candidato, que concorre à reeleição, é necessário investir no Programa Saúde da Família, pois é nele que se encontra a medicina preventiva. Barjas defendeu a construção de um Hospital Regional, com atendimento a Piracicaba e cidades da região, pois é assim que funciona o SUS. Dentre suas propostas estão a instalação de novas câmaras nos distritos industriais, a continuação dos investimentos em infra-estrutura viária e na qualificação de mão-de-obra.

À noite, Marina Madeira ressaltou que seu partido defende a categoria dos trabalhadores e que tem uma proposta de redução na jornada de trabalho. Segundo a candidata, é necessário investir, primeiro, na educação infantil, responsável pela formação dos indivíduos, e trabalhar a questão da desigualdade social, por ser geradora da falta de segurança.

No dia 17 quem se apresentou ao Simespi foi Antonio José Boldrin/PT. O candidato defende o retorno da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que seria a responsável por articular os sistemas de segurança na cidade, inclusive nos distritos industriais e nas escolas. Boldrin pleiteia a volta do Orçamento Participativo, no qual a sociedade organizada pode apontar as necessidades do município, além da criação de uma Vila Olímpica para crianças, onde possam ser motivadas e assistidas por psicólogos, médicos e dentistas.

O último candidato a se apresentar foi Adelmo Lindo Baiano/PC do B, no dia 26. Adelmo citou, principalmente, a segurança pública e privada. Segundo o candidato, há 20 anos não existe planejamento sobre segurança na cidade, e é necessário envolver a sociedade e as empresas privadas, para que esta responsabilidade passe a ser de todos. Para Adelmo, é preciso qualificar os professores e integrar os familiares para incentivar a existência de uma educação com qualidade.

Gustavo Herrmann/PSB foi convidado, mas informou que não participaria em decorrência dos problemas de sua candidatura junto ao TSE.

Para o presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, os encontros com os candidatos foram positivos e democráticos. “Tivemos a oportunidade de ouvir todos os candidatos, cada um em um dia diferente, e analisar suas propostas, além de externar a preocupação dos empresários quanto à segurança nos distritos industriais”, disse Mascarim.

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi

Marília Cury – comunica@simespi.com.br

Luciane Anhão (9789.5418) ou Marcelo Basso (9747.5586)

lucianhao@terra.com.br – marcetas@terra.com.br

Deixe um comentário