Área Restrita Carreiras

A Delegacia do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) fez o lançamento do órgão nessa sexta-feira (26), no auditório do Simespi. O conselho tem como objetivo articular e induzir a implementação das propostas do projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", que reúne as contribuições da engenharia para o país ter desenvolvimento com inclusão social sob temas ligados à área.

A iniciativa faz parte da política adotada pelo Sindicato para que sejam constituídos os conselhos tecnológicos regionais nas 27 cidades em que a entidade tem subsedes. Os engenheiros de Piracicaba vão defender três eixos norteadores de projetos: construção civil, recursos hídricos e bioenergia.

Como explica o coordenador do conselho em Piracicaba, o engenheiro Walter Antonio Becare, a entidade vai discutir medidas como o estímulo à construção civil, novas alternativas para o setor, energético e a gerência dos, recursos hídricos. Até o momento foram constituídos 18 conselhos em que se discutem questões cruciais para o país, cada qual com as peculiaridades regionais que caracterizam a atuação dos profissionais da categoria. “O desenvolvimento nacional tem sido uma bandeira histórica dos engenheiros brasileiros, que defendem a implementação de um projeto sustentável que leve à inserção soberana do Brasil na globalização e ao bem-estar de toda a sua população”, diz o diretor estadual do sindicato dos engenheiros, Allen Habert.

Projeto

Em 2006, a Federação Nacional dos Engenheiros e sindicatos filiados lançaram o projeto, visto como a contribuição para que a meta seja alcançada. O debate percorreu as cinco regiões do Brasil, em 14 seminários sobre os temas considerados cruciais ao desenvolvimento (energia, saneamento, recursos hídricos e meio ambiente, transportes, comunicações, ciência e tecnologia e agricultura), recebendo colaborações de milhares de profissionais. Por ocasião do VI Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), em setembro deste ano, foi lançado o manifesto com o conjunto das propostas da categoria. Informações no site http://www.crescebrasil.com.br

Deixe um comentário