search

Nova live do Simespi aborda a Covid-19 nas empresas e esclarece recomendações da vigilância sanitária

18 de junho de 2020


O Comitê de Segurança do Trabalho do Simespi (CSTS) juntamente com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) farão juntos na próxima sexta-feira, dia 26, às 10h, no instagram do Simespi (@simespi), a live: Procedimentos para adoção das medidas de controle e prevenção da Covid-19.

 

 

Amarinho Melo, Coordenador do CSTS, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho e ergonomista juntamente com o médico José Durval e o técnico de segurança do trabalho Alessandro Silva, membros do Cerest, abordarão também assuntos como: atendimento ao trabalhador com sintoma suspeito, atendimento ao contaminado, como e para onde encaminha-lo e a comunicação e notificação de casos confirmados.

 

 

O objetivo da transmissão é orientar as pessoas, principalmente aquelas que voltaram a trabalhar de forma presencial, a como agir de forma adequada caso algum colaborador de sua empresa seja contaminado pelo coronavírus, além de esclarecer dúvidas sobre as orientações da vigilância sanitária.

 

 

“É de extrema importância discutir esse assunto para orientar tanto os empresários quanto os trabalhadores, dessa forma, os ambientes ficam mais seguros e as pessoas se sentem mais tranquilas e confortáveis para trabalhar”, explica Amarinho.

 

 

Em termos gerais, os cuidados principais, segundo Amarinho, para aqueles que precisam sair de casa para irem ao trabalho são:

 

 

– Manter o distanciamento social de 1 metro

– Evitar o toque (não cumprimentar, abraçar e/ou apertar as mãos)

– Usar a máscara o tempo todo que estiver no ambiente de trabalho

– Higienizar constantemente as mãos com água e sabão e álcool em gel 70%

– Não compartilhar objetos e utensílios pessoais

– Seguir as recomendações de saúde da vigilância sanitária e dos órgãos competentes

 

 

Presidente no triênio 2020-2022, Euclides Libardi, comemora a decisão de ter uma transmissão como essa no canal de comunicação do Simespi.

 

 

“Diante do cenário atual esse assunto é muito oportuno, as pessoas vão poder esclarecer suas dúvidas para, então, se sentirem mais seguras e aptas para saírem de casa. A volta gradual das atividades só é possível quando temos informação de qualidade e, quando colocamos todo esse conhecimento em prática, para nos assegurar da saúde e da vida das pessoas”, relata Libardi.

 

Dr. José Durval, Alessandro Silva e Amarinho Melo farão live no instagram do Simespi (@simespi) falando sobre a prevenção da Covida-19 dentro do ambiente de trabalho

 

Sobre os convidados

Doutor José Durval Fraga Moreira é médico pela FMRPUSP, especialista em Clínica Medica e Medicina do Trabalho, médico do Cerest e diretor clínico do Hospital Unimed.

Alessandro José Nunes da Silva é graduado em educação física pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Ergonomia (FATEP) e Qualidade de Vida e Atividade Física (UNICAMP). Mestrado na UNESP/FMB – Botucatu em Saúde Coletiva (2015). Técnico de Segurança do Trabalho – Cerest Piracicaba.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Trabalhador, atuando principalmente no seguinte tema: Saúde do Trabalhador, Acidentes de Trabalho e Ergonomia.

 

 

CSTS – Comitê de Segurança do Trabalho do Simespi

Os funcionários das empresas associadas também podem participar do Comitê de Segurança no Trabalho, coordenado pelo engenheiro Amarinho Melo, da Melos Consultoria e Treinamento. Os participantes se reúnem regularmente para trocar vivências e compartilhar informações sobre temas atuais para obter melhor entendimento de implantação de sistemas de segurança nas empresas, bem como aprimorar conhecimentos na área. É uma ótima oportunidade para troca de informações e atualizações sobre legislação de segurança e medicina do trabalho.

Para informações sobre os grupos e serviços do Simespi, 3417-8600 ou adm@simespi.com.br.

 

 

Serviço

Simespi orienta empresários e trabalhadores sobre medidas preventivas contra a Covid-19 no ambiente de trabalho e esclarece dúvidas sobre recomendações da vigilância sanitária

Realização: CSTS (Comitê de Segurança do Trabalho do Simespi)

Data: 26/06/2020 (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Convidados: Dr. José Durval e Alessandro Silva

Mediador: Amarinho Melo

Como acompanhar: Instagram do Simespi – @simespi

Assunto: Procedimentos para adoção das medidas de controle e prevenção da Covid-19.

Inscrição: Não é necessário se inscrever, apenas seguir o Simespi no Instagram e acessar a live na data e horário indicados.

 

 

Assessoria de Imprensa Simespi

Equipe Engenho da Notícia.

Camila Chames (9.9710-4947 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)

Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)

Simespi – (19) 3417-8600