NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

Visão de futuro, oportunidades e dificuldades


Publicado em 14/12/2016

Resultados do Grupo de Gestão da Qualidade do Simespi em 2016 e panorama futuro junto às associadas

 

Com a revisão da norma de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001 em 2015, surgiu a necessidade das empresas certificadas nesta norma se adequarem às alterações estabelecidas. A partir desta necessidade, no segundo semestre deste ano (2016), retomamos as reuniões do Grupo de Gestão da Qualidade (GGQ).

 

Neste período, foi definido um ciclo de reuniões e treinamentos mensais, sobre temas relacionados a transição da norma NBR ISO 9001:2015:

 

>Interpretação da norma NBR ISO 9001:2015 e entendimento do anexo SL;

>Abordagem por processos e documentação do SG;

>Contexto da organização e planejamento estratégico;

>Gestão de riscos e oportunidades;

>MASP – Metodologia de solução de problema;

>Gestão de mudanças e análise crítica do SG;

>Formação de auditor interno NBR 19011.

 

Além dos projetos específicos de Qualidade e demanda de Treinamentos, buscamos como um grupo profissional, a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Acredito que trabalhando desta forma, as empresas irão trabalhar com maior eficiência e contar com profissionais mais qualificados, além do crescimento profissional de cada participante.

 

Outro ponto importante que deve ser acrescentado é o quanto as empresas podem beneficiar-se com um sistema de gestão agregando resultado direto a estratégia do seu negócio, alinhado aos novos requisitos da norma NBR ISO 9001:2015.

 

Ainda temos bastante trabalho para realizar como grupo, mas é importante a divulgação do trabalho já realizado nesta retomada do GGQ, do nosso planejamento 2017 e futuro, buscando aumentar o número de empresas participantes e adeptos proativos e participativos, e que queiram trabalhar oferecendo conhecimentos e ideias para promover a cultura organizacional nas empresas.

 

Luciano Frasseto Benato​ é coordenador do Grupo de Qualidade do Simespi