NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

Arrastão Ecológico no rio Piracicaba já tem nova data


Publicado em 31/03/2016

A 22ª edição do Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, ação que ocorre anualmente e visa estimular a consciência ambiental sobre a conservação das margens e do rio Piracicaba, previsto para acontecer no dia 12 de março mas adiado por conta das chuvas já tem uma nova data: será no dia 16 de abril, a partir das 9 horas. O Simespi é um dos parceiros da Prefeitura de Piracicaba para a realização do passeio.
O trajeto será feito por voluntários, que seguirão por terra e também em barcos, e terá início na Rua do Porto, na rampa em frente ao Largo dos Pescadores. Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento da ação será no Rancho do Roncato, localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro (SP).
Esta importante ação de conservação do meio ambiente, que une cidadãos com o objetivo de retirar lixo e limpar as margens do rio Piracicaba, adotou neste ano o slogan “Recolhendo o lixo da falta de consciência ambiental”, como forma de chamar a atenção para comportamentos muito comuns ainda presentes em muitos córregos e rios de nossa cidade: o descarte irregular de lixo e entulho em áreas de preservação permanente.
O evento é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e da Oscip Pira 21, além de outras secretarias municipais. O 22º Arrastão Ecológico tem como apoio empresas como Masson Imóveis, Ambiental Piracicaba e Instituto Formar e também conta com empresas patrocinadoras como: Arcelor Mittal, Delta Supermercados, ElringKlinger, Oji Papéis Especiais, Instituto MRV, ACIPI e SIMESPI. No evento também estarão presentes projetos parceiros, como a Campanha Rio Vivo da SEDEMA e do Projeto “Adote uma Árvore 2010”, desenvolvido pelo ambientalista José Carlos Masson.
O Arrastão Ecológico, que em 2016 alcança a marca de 22 edições consecutivas, continua estimulando a consciência de crianças, jovens e adultos para os cuidados que a sociedade deve ter com os recursos naturais, mananciais, e em particular, com o rio Piracicaba.
O Arrastão Ecológico no rio Piracicaba foi idealizado no ano de 1995, pelo navegador José Luiz Guidotti, tendo ao seu lado como colaborador José Carlos Masson. Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com a participação da população, estudantes, funcionários de grandes empresas e de grupos, como o Grupo de Escoteiros e o Instituto Formar.
Integra também a programação do 22º Arrastão Ecológico, a Campanha RIO VIVO, realizada pela SEDEMA e SETUR, que tem por objetivo estimular a consciência ambiental com práticas educativas e estimular o turismo sustentável. Uma das ações da Campanha durante o evento é o recolhimento de materiais especiais considerados resíduos perigosos como: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e materiais eletroeletrônicos. Esses resíduos, principalmente se forem descartados incorretamente, em contato com rios e cursos d’água podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente. O projeto Projeto “Plante uma Árvore 2010”, desenvolvido e coordenado pelo ambientalista José Carlos Masson, também está como parceiro no evento e visa estimular o plantio e conservação de matas ciliares ao longo do rio Piracicaba.
SERVIÇO: 
22º Arrastão Ecológico no rio Piracicaba 
Data: 16 de abril de 2016 
Horário: a partir das 9h 
Início: Rampa em frente ao Largo dos Pescadores, na Rua do Porto 
Final: Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento será no Rancho do Roncato (no localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro)
Informações: (19) 3403-1270 | e-mail: setur@piracicaba.sp.gov.br