Área Restrita Carreiras
Mulheres do Simespi se reúnem para ação referente ao Novembro Azul

Mulheres de diversos setores do Simespi (sindicato patronal das empresas do setor metal-mecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) se reuniram neste início do mês, todas com roupas na tonalidade azul, para uma foto coletiva em referência ao movimento mundial Novembro Azul, que visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, conforme a Fundação do Câncer.

 

“Esta ação das mulheres do Simespi é muito pertinente, porque, de fato, a saúde é algo que não pode ser deixada de lado. Esse reforço delas sobre o assunto é uma maneira de evidenciar o quanto precisamos, todos nós, constantemente nos cuidar”, afirma Roberto Tadeu Chamma, Presidente do Sindicato.

 

As maiores vítimas desta doença são homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas que têm parentes de primeiro grau (pai, irmão ou filho) com este tipo de câncer.

 

Segundo a Fundação do Câncer, a doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Os sinais sugestivos do câncer de próstata, de acordo com a Fundação do Câncer, são: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

 

A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

 

Homens sem sinais ou sintomas sugestivos, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

 

PREVENÇÃO

 

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de diversas doenças, inclusive o câncer. Diante disso, a recomendação da Fundação do Câncer são as seguintes:

 

– Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
– Não fumar;
– Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
– Manter um peso saudável;
– Praticar regularmente atividades físicas.

 

Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa do Simespi
www.engenhodanoticia.com.br
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302-0100 – Piracicaba/SP
Instagram: @engenhodanoticia
FB: /engenho.danoticia

Deixe um comentário