Área Restrita Carreiras

Hoje, como todos os dias, consideramos e reconhecemos a indústria como a mais importante fonte de emprego e renda para a sobrevivência de todos. A indústria representa para a sociedade a engrenagem principal do desenvolvimento de uma região. Atualmente as indústrias brasileiras enfrentam uma maratona de responsabilidades para que possam se manter nesse ambiente de competição acirrada.

Estamos vivendo um momento empresarial de expectativa, onde existe grande preocupação para garantir a permanência no mercado, tendo em vista a competição cada vez maior e os cenários que apontam para:

. Clientes cada vez mais exigentes tecnológicamente;

. Legislação numerosa, acarretando altas despesas para a sua administração;

. Carga tributária elevada em nosso país;

. Juros selvagens praticados;

. Dificuldade de encontrar profissionais qualificados, comprometidos e efetivamente dedicados ao ambiente organizacional;

. Velocidade da Informação;

. Mudanças tecnológicas disponíveis;

. Necessidade de tomada de decisões rápidas e baseadas em fatos e dados, para não errar. O mercado não paga pelos nossos erros;

. Inovação de produtos e serviços.

Enfim, poderíamos ficar aqui citando inúmeras questões que preocupam os empresários nos dias atuais.

Não podemos deixar de citar as micro e pequenas empresas, pois sabemos que elas têm inúmeras outras dificuldades próprias do seu universo. Não há dúvida que questões como burocracia excessiva e dificuldades de acesso a crédito afetam a competitividade dessas micros e pequenas empresas.

Entendemos e transmitimos através da nossa entidade patronal que o nível de cooperação e coordenação entre as empresas merece atenção especial. Para tanto, é fundamental que as empresas se percebam não como concorrentes, mas sim como parceiras.

Não é nenhuma novidade o que escrevo, no entanto é bom lembrar, não só porque elas geram postos de trabalho, mas porque, impulsionam a grande cadeia produtiva do nosso país e o seu desenvolvimento.

No tocante à arrecadação, a indústria representa para o Estado uma “fatia” relevante em termos de valor, pois as empresas contribuem com uma carga tributária elevadíssima, sem desconto, sem incentivo, sem nenhum benefício concedido pelo governo.

Senhores, escrever sobre a indústria é expressar todo sentimento e amor pelo que faz o empresário, que ainda podemos chamá-lo de “HEROI”, aquele que é o primeiro a chegar na sua empresa, participa ativamente no dia-a-dia da produção, acompanha de perto todos os problemas inerentes a complexa industrialização do seu produto, e, defende com “unhas e dentes” a sua empresa, conquistada com muito esforço e dedicação de muitos anos de perseverança.

Esse é o empresário que nesse dia cumprimentamos e gostaríamos que recebesse o nosso abraço de otimismo desejando que não desanime nunca, pois, sempre estaremos ao seu lado.

Promova sua empresa, independente do nível, faça hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Parabéns a todos, seja, micro, pequeno, médio e grande empresário, pois sabemos do sacrifício que fazem diariamente para administrar sua empresa, sabemos também do valor que ela representa para o município, estado e o país.

Deixe um comentário