search

Empresas receberam orientação de especialistas sobre a Covid-19 no ambiente de trabalho

29 de junho de 2020


A live do Comitê de Segurança do Trabalho do Simespi abordou assuntos pertinentes para aqueles que precisam sair de casa para irem ao trabalho

 

Na manhã de sexta-feira (26) o coordenador do Comitê, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho e ergonomista, Amarinho Melo, conversou com o especialista em segurança do trabalho, Alessandro Silva e o médico Dr. José Durval, representantes do Cerest de Piracicaba.

 

No começo da transmissão, Amarinho comentou sobre a importância das empresas criarem um procedimento informativo sobre as medidas de prevenção ao Coronavírus, já que muitas informações oficiais estão disponíveis para consulta.

 

“É muito importante que as organizações façam esse procedimento para auxiliar no controle de ordem coletiva e administrativa, além de manter todos os colaboradores informados”, orienta Amarinho.

 

As recomendações direcionadas para os trabalhadores na live são as seguintes:

 

– Disponibilizar álcool em gel para funcionários e visitantes;

– Colocar um tapete higiênico na entrada para limpeza dos sapatos;

– Medir a temperatura de funcionários e visitantes;

– Usar máscara o tempo todo que estiver no ambiente de trabalho;

– Seguir as orientações para higienização da máscara, assim como seu descarte;

– Notificar os casos de colaboradores identificados com a Covid-19;

 

Alessandro Silva comentou sobre a importância de melhorar a sistemática de prevenção ao vírus dentro das organizações.

 

“Os colaboradores sintomáticos não devem estar trabalhando, é preciso cuidado e orientar essa pessoa a procurar um canal de comunicação para que ela possa tirar suas dúvidas e, assim, saber se deve ou não procurar um médico. A pressa pode aumentar o risco de contaminação, é preciso ter cuidado”, explica Alessandro.

 

José Durval, médico do Cerest, fala que é preciso ter muita atenção com ambientes fechados, sem ventilação e sem iluminação natural. O profissional da saúde aproveitou para explicar os principais sintomas da Covid-19 que são: febre, tosse seca e cansaço e os mais graves: falta de ar, pressão no peito e dificuldade de respirar.

 

Outra explicação que o médico fez questão de abordar são os três tipos de teste: o teste rápido (ideal para se fazer em empresas), o molecular (padrão ouro, mais específico) e a sorologia (teste de sangue que precisa de uma avaliação médica experiente por conta do falso positivo e falso negativo).

 

A conduta para as empresas na hora de readmitir um trabalhador que contraiu o Coronavírus é a seguinte: deixa-lo se recuperando e após os 14 dias de quarentena saber se nos últimos 3 dias ele está sem nenhum sintoma, se possível, refazer o teste. Além disso, é preciso ter a liberação médica competente.

 

As lives estão salvas no Instagram do Simespi (instagram.com/simespi) para consultas ou também no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=pHWCql5sKBY&feature=youtu.be). Você pode assistir onde e quando quiser!

 

Revisite este conteúdo tão importante para as empresas nos dias de hoje e aproveite para compartilhar com seus amigos e colegas.