Área Restrita Carreiras

Mas uma vez, neste dia 25 de maio, comemoramos o “Dia da Indústria”, data que foi instituída em 1957, com a criação do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek, quando a indústria de base viveu grande expansão e a produção industrial como um todo cresceu.

As indústrias foram empregando cada vez mais, fazendo com que o êxodo rural fosse crescente, em migração sazonal e definitiva. As cidades foram se expandindo, as indústrias se instalaram, iniciando o processo de contratação em larga escala e o desenvolvimento da economia.

Desde aqueles tempos os empresários sempre enfrentaram obstáculos, que com perseverança foram vencidos. Atualmente a diversidade de medidas a serem implementadas em um estabelecimento são maiores – claro estamos em um mundo globalizado – fazendo com que tenhamos que nos adaptar as novas exigências do mundo atual, que se renovam na medida em que as organizações progridem.

Algumas das medidas importantes são: redução dos prazos de entrega, redução dos custos, incremento da qualidade através da conquista de certificações, redução do risco a saúde ocupacional, redução na agressão ao meio ambiente e adoção de sistemas integrados de gestão, com isso poderemos atingir um crescimento sustentável.

Quanto ao meio ambiente, muitas indústrias já estão tomando providências para racionalizar o uso de matérias-primas, água e energia e também reduzir o impacto ambiental causado pela emissão de gases e resíduos, evitando multas por poluição e garantindo melhores condições ambientais. Muitas já fabricam produtos com o selo de qualidade ambiental ISO 14.000.

As exigências atingem todos os ramos, pois os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes com a qualidade, funcionalidade e preços dos produtos que adquirem e consomem.

Como presidente do SIMESPI, legítimo sindicato patronal, com atuação significativa na região e que conta com 180 empresas associadas, gostaria de dizer que estamos vivendo ainda um momento empresarial de expectativas, onde a preocupação para garantir a permanência no mercado de competição está acirrada e atinge todos os segmentos da sociedade.

Independente do porte da sua empresa seja micro, pequena, média ou grande, o importante é “arregaçar as mangas” e não se acomodar, muito menos desanimar. Empresas que precisam de apoio podem contar com o nosso sindicato, entidades de apoio como Senai, Sebrae, entre outras e solicitar informações necessárias para resolver todo tipo de problemas ligados a treinamento de pessoal, financiamentos, investimentos, entre outros assuntos e assim se manter amparado na tomada de decisões que envolvam o futuro de seus negócios.

Deixe um comentário