search

Comespi aborda em live protocolo de medidas para contenção do coronavirus

27 de julho de 2020


A segunda live realizada pelo Comespi (Conselho da Mulher Executiva do Simespi) cuja representante foi a consultora de RH, Cláudia Pinese Angeli, teve como convidada a diretora de RH e comunicação da empresa Perfetti Van Melle, Cynthia Bezerra, ocorreu na noite de quinta-feira, 23, no instagram do Simespi.

 

 

A transmissão foi assistida por 30 pessoas que estavam atentas ao papo informativo sobre as medidas preventivas utilizadas na empresa Perfetti Van Melle para conter o avanço do vírus e assegurar a saúde dos colaboradores.

 

 

Cynthia contou que o dia 17 de março deste ano foi decisivo, pois, mais ou menos 100 funcionários da área administrativa entraram em home office e, foi a partir daí, que várias ferramentas foram desenvolvidas para que a empresa se adaptasse a este período de pandemia.  Com parte de seu quadro de funcionários trabalhando de casa, a área de comunicação criou o slogan: “Estamos longe, mas perto.”

 

 

A empresa decidiu investir em três importantes pilares para estabelecer uma relação de transparência com seus colaboradores que, segundo Cynthia, partem dos seguintes princípios: informação, orientação e transparência.

 

 

Para isso, foi criado um comitê formado pelas lideranças da empresa para antever o que pode acontecer, além de realizar reuniões de planejamento.

 

 

Cláudia Pinese, chama a atenção para o fato de que hoje em dia, o RH não é somente mais um setor que cuida exclusivamente do colaborador, a demanda desta área agora cobre, inclusive, o negócio/empresa como um todo.

 

 

Em casos especiais, como este de pandemia, Cynthia abordou que em sua empresa protocolos de novas práticas foram criados e são constantemente atualizados para receber os funcionários com toda segurança. Durante a transmissão os principais exemplos citados foram:

 

– Medição de temperatura;

– Preocupação com a forma de como pessoas vão ao trabalho, principalmente, aquelas que utilizam ônibus;

– Utilização de baias individuais nos refeitórios, assim como sua higienização constante;

– Fornecimento de máscaras e álcool em gel para os colaboradores;

– Fornecimento tapetes sanitizantes nos acessos da empresa;

– Restrição do número de funcionários nos vestiários;

– Orientação para o funcionário ir trabalhar de máscara e utilizando sapatos fechados.

 

 

Outra medida importante e que vale ser destacada são os questionários aplicados diariamente pela empresa para todos os funcionários, inclusive aqueles que estão trabalhando de forma remota, dessa forma, assim que são recebidos, o RH os encaminha diretamente ao médico da empresa que realizada a telemedicina, se necessário. A psicóloga que atua na companhia também está disponível, caso algum colaborador precise de apoio no momento.

 

 

Cynthia falou que cenários foram criados para contenção do vírus, um exemplo, são as tendas construídas para que os funcionários entrem na fábrica. Essas tendas tem 65 cadeiras com um pouco mais de 1 metro de distância cada uma, álcool em gel, máscara e tapete sanitizante para que quem entre não tenho contato nenhum com quem esteja saindo. Além disso, houve a mudança do fluxo de entrada e saída de funcionários.

 

 

Questionada sobre a volta de todos os colaboradores, Cynthia disse que a mesma será gradativa. “Pensamos que essa volta será devagar, vamos chamando 20%, depois mais 30% de funcionários e, assim, vamos aumentando. A ideia é ter um ambiente saudável e manter o colaborador também saudável.”

 

 

Quem desejar rever o conteúdo, ele está gravado no feed de notícias do Instagram do Simespi, basta CLICAR AQUI . Ficou com dúvidas? Envie um e-mail para pineseangeli@pineseangeli.com.br, o material mencionado na live também pode ser requerido neste e-mail.

 

Sobre o Comespi:

Lançado oficialmente em 2011, o Conselho da Mulher Executiva do Simespi (Comespi) é composto por empresárias, executivas, empreendedoras e profissionais liberais atuantes em empresas de qualquer ramo de atividade, as quais se reúnem para discutir a relação do mundo empresarial com o processo ambiental, social e econômico. A proposta do grupo exclusivamente feminino é trocar experiências, informações e conhecimentos. Ao longo do ano, o Comespi promove eventos multitemáticos.