Área Restrita Carreiras
COCREFOCAPI incorpora Cooperativa de Crédito e divulga a criação da SICOOB COCRE

Visando fortalecer o cooperativismo de crédito, a COCREFOCAPI Cooperativa de Crédito Rural dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da região de Piracicaba, que atende associados da Coplacana e Afocapi e Sindicato Rural, com mais de 6 mil associados, incorporou a Cooperativa de Crédito da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), a SICOOB COOPCRED, além da Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana e dos Agropecuários da região de Santa Bárbara D`Oeste, originando a SICOOB COCRE- Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana, Agropecuaristas e Empresários da região de Piracicaba, reforçando a capacidade operacional, proporcionando maiores ganhos, sinergia e logística.

A nova cooperativa passa a contar com cerca 7.195 associados e um patrimônio de R$ 72 milhões, abrangendo 45 municípios, se tornando uma das maiores do Estado de São Paulo. Terá postos de atendimento na Acipi, Simespi e Hospital dos Fornecedores de Cana e também na Coplacana já existente. Futuramente será instalado um PAT em Santa Bárbara. A diretoria executiva é formada por José Coral- Diretor Administrativo, Luiz José Marabezzi, Diretor Operacional e João Batista Stringhini- Diretor Estratégico.

O processo de incorporação foi aprovado por unanimidade pelos associados das cooperativas envolvidas, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 01 de maio, no Anfiteatro do Centro Canagro. O assunto foi amplamente discutido pelos associados das cooperativas presentes à assembléia, que entenderam que o processo de incorporação de cooperativas é um processo irreversível e necessário para que uma instituição possa suportar os custos do Sistema, com tranquilidade e competência, firmando-se um sistema cada vez mais competitivo.

Agora os associados da Coplacana, Afocapi, Simespi e Acipi e da Cooperativa de Santa Bárba D´Oeste passam a ser sócios e operar com a SICOOB COCRE, tendo acesso a todos os serviços de um banco, com a vantagem de usufruir desses serviços em uma instituição financeira da qual são proprietários, e, por isso mesmo todo lucro/sobras geradas ao final do exercício, retornam para cada sócio, na proporção da quantidade de serviços operados ao longo do ano.

Para o presidente da COCREFOCAPI, José Coral, este processo de incorporação é muito importante para a nova cooperativa crescer e também poder atender cada vez mais as demandas dos associados que terão uma Cooperativa ainda mais forte. Ressalta que “juntos trabalharemos na busca de um atendimento de qualidade e diferenciado do modelo tradicional, fazendo com que o sistema cooperativo seja reconhecido pela sua essência e natureza, demonstrando que as cooperativas desejam e querem crescer.”

Coral explica que através da incorporação será disponibilizado mais recursos para o desenvolvimento do comércio e a industria local. “A incorporação auxiliará tanto no desenvolvimento da Sicoob COCREFOCAPI, como de cada local onde hoje atendemos, através de novas linhas de crédito, disponibilizando e atendendo uma maior parte da população, visando o crescimento de todos os envolvidos no processo. A Sicoob Cocrefocapi é muito sólida com 45 anos de existência, e o seu projeto de expansão visa incrementar a capacidade de atendimento atingindo novos nichos de mercado, contribuindo para fortalecimento do cooperativismo”.

Hoje, destaca Coral, a COCREFOCAPI atende 9 municipios (Piracicaba, Araras, Charqueada, Iracemápolis, Rio Claro, Cosmópolis, Saltinho, Rio das Pedras e Chavantes) e com a incorporação “abriremos mais um ponto de atendimento em Santa Barbara d’Oeste, e a partir da homologação do Banco Central, pretendemos dar início ao atendimento ao comércio local de cada município, ampliando ainda mais a possibilidade de seu crescimento.

Segundo Coral, o atendimento de novos associados, possibilitará não só o desenvolvimento do associado, mas sim de toda a cadeia de serviços que está inserida ou envolvida com o estabelecimento do associado, como os seus empregados.

O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, destaca que a nova cooperativa fortalecerá o cooperativismo. “A região de Piracicaba ganhará com este empreendimento, que com certeza trará novos horizontes de clientes fora da área rural. Será uma ótima experiência e com a consolidação dessa união e confiança das entidades envolvidas, a Sicoob Cocre será altamente competitiva”.

Luiz Carlos Furtuoso, presidente do Conselho da Cooperativa de Crédito da Acipi/Simespi, diz a criação da nova cooperativa é um novo momento do cooperativismo na cidade e esta incorporação era necessária para enfrentar a concorrência no mercado, que exige volume de negócios, agilidade e competência. “Tudo isso gera custo e somente com uma estrutura solidificada como a Cocrefocapi, poderemos avançar e crescer”.

Furtuoso diz ainda que a nova cooperativa abrirá um mercado extraordinário, oferecendo uma gama enorme de linhas de crédito e investimentos para alavancar esses setores que utilizarão os serviços, beneficiando também os empregados das empresas associadas a nova cooperativa, que poderão ser membros dela. “Os empresários poderão investir na ampliação de seus negócios e aquisição de novas tecnologias com a segurança proporcionada pela Sicoob Cocre”.

Para José Benedito Graciano, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Santa Bárbara e Região, a incorporação vinha sendo discutida há 2 anos e concretizada, dará novo estímulo para o crescimento da entidade, que poderá contar com parceiros fortes e como a Coplacana, Afocapi e Acipi/Simespi. “Brevemente teremos um posto de atendimento no nosso município, aproximando e facilitando a vida dos associados”.

O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, diz que com a incorporação da Cooperativa de Crédito pela Coplacana, “a entidade ficará mais forte e contará com mais recursos que poderão atender melhor às necessidades da indústria. A obtenção de produtos como capital de giro, descontos de duplicatas, cheque especial e créditos pelo BNDS será facilitada e mais rápida. Devido ao agrupamento, haverá uma expansão de crédito e a Cooperativa será capaz de englobar mais associados do que antes, principalmente no setor industrial, auxiliando o desenvolvimento econômico da região”.

O QUE É A COOPERATIVA DE CRÉDITO – É uma sociedade constituída por pessoas que têm por objetivo democratizar o crédito, facilitar o acesso a produtos e serviços regularmente oferecidos por instituições financeiras comuns. Não tem fins lucrativos, é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e com o apoio da Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo, mas não tem fins lucrativos. Nas cooperativas de crédito o cliente tem atendimento rápido e diferenciado na hora que precisa de um empréstimo, uma aplicação, ou serviços bancários já que ele não é um simples cliente e sim cooperado ou dono que, inclusive, participa das decisões e resultados da Cooperativa.

O crédito é rápido, sem burocracias, com tarifas reduzidas e ainda com taxas de juros competitivas. Isso significa que as cooperativas de crédito geram um diferencial de renda para os associados e esses recursos deverão gerar consumo no comercio local. Entre as finalidades do cooperativismo de crédito está a de proporcionar condições, para que um percentual destes lucros milionários dos bancos e financeiras seja gerado dentro das cooperativas e, portanto, permaneça na cidade. Isso beneficiará os cooperados, reduzindo custos dos empresários e aumentando o poder aquisitivo dos cidadãos piracicabanos que, pagando menos taxas e tarifas, poderão consumir mais no comércio local.

 

Serviço

Instituição: Sicoob Cocre- Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana, Agropecuaristas e Empresários da região de Piracicaba

Associados- 7.195

Abrangência- 45 municípios

Patrimônio: R$ 72 milhões

BANCOOB e SICOOB

Em 21 de julho de 1997 foi autorizado a funcionar pelo Banco Central o Banco Cooperativo Brasileiro – BANCOOB, iniciando suas atividades operacionais em 1º de setembro de 1997, fazendo em 3 de outubro de 1997 suas primeiras operações com as Cooperativas Centrais e Singulares integrantes do novo sistema.

O Sistema das Cooperativas de Crédito Integrantes do BANCOOB, o SICOOB(que é o maior Sistema de Crédito Cooperativo do Brasil) é constituído por 15 Cooperativas Centrais e suas Filiadas, urbanas e rurais, e o BANCOOB. As entidades participantes do SICOOB são independentes administrativa e juridicamente. No entanto, estão integradas operacionalmente, funcionando como uma rede.

 

Crédito: João Jacinto de Souza  

Deixe um comentário